Cotecna ao seu lado
  • Login

História

Anos 70

A Cotecna é fundada na Suíça, em 1974, por Elie Georges Massey. Os primeiros contratos do Grupo foram para inspecções comerciais no Médio Oriente.

Anos 80

A Cotecna inicia a sua colaboração com as Nações Unidas e, ao longo dos anos, tem trabalhado com agências da ONU como a OMS, FAO e a ACNUR, controlando a aquisição de equipamentos médicos e medicamentos.

Em 1984, a Cotecna foi selecionada pelo governo nigeriano, entre uma série de outros prestadores de serviços internacionais, para a realização de um "esquema de fiscalização abrangente de importação".

Nos anos seguintes, a Cotecna Inspection adaptou este programa especificamente para os serviços aduaneiros, que ficou conhecido como inspecção pré-embarque (PSI), criando uma nova dinâmica que se espalhou para muitos outros países.

Anos 90

A Cotecna consolida a sua posição na PSI ao longo dos anos 90, assinando um número considerável de contratos de PSI e estabelecendo a sua posição como um dos primeiros organismos do mundo de facilitação comercial e inspecção, contribuindo substancialmente para o controlo da evasão de divisas, aumentando as receitas alfandegárias dos estados.

Em 1999, a Cotecna transformou o programa de inspecção de pré-embarque inicial num programa de inspeção no destino, que incorporou a gestão de risco e o uso de novas tecnologias, como os scanners de contentores. Em 1999, a Cotecna Inspection foi a primeira empresa a lançar este tipo de programa no Gana.

Anos 2000

A Cotecna expandiu a sua gama de serviços, introduzindo a Inspecção no Destino, Soluções de Gestão de Risco, Scanners, Cotecna Link, Gestão Colateral, Serviços de Certificação e Rastreamento de Carga...

A Cotecna é nomeada pelo Governo dos EUA como a única empresa, não norte-americana, que auxilia no melhoramento da segurança nacional, tendo um papel significativo na Operação Comércio Seguro (OCS).

O negócio cresce de forma constante durante esta década, graças aos novos contratos governamentais com Angola, Congo, Brazzaville, Nigéria, Senegal, Togo...

A área comercial, especializada em mercadorias, minerais e testes ao consumidor, inspeção e certificação, tem autonomia para desenvolver as suas actividades em todo o mundo. Numerosos escritórios e laboratórios recebem acreditações pela inspeção e controlo de qualidade de bens de consumo e mercadorias.

Abrem-se novos escritórios e laboratórios Cotecna na América Central, América do Sul, Ásia e África.

Actualmente

O Grupo Cotecna tem uma força de trabalho combinada de aproximadamente 4.000 funcionários e agentes em cerca de 100 escritórios. O Grupo oferece os mesmos padrões de exigência na execução de serviços, tanto para organizações governamentais como comerciais.

A família Massey permanece no comando da empresa, garantindo que todos os negócios Cotecna são conduzidos com ênfase no serviço personalizado e dedicado.