Cotecna ao seu lado
  • Login

WCO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  • W

  • WCO

  • A Organização Mundial das Alfândegas (OMA), criada em 1952 como Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA), é um organismo intergovernamental independente cuja missão é melhorar a eficácia e a eficiência das administrações aduaneiras.
    Com a adesão a nível mundial, o OMA é reconhecida como a voz da comunidade aduaneira global.

    Sendo um fórum de diálogo e troca de experiências entre os delegados aduaneiros nacionais, a OMA oferece aos seus membros uma série de convenções e outros instrumentos internacionais, bem como assistência técnica e serviços de formação prestados directamente pelo Secretariado, ou com a sua participação. O Secretariado também apoia activamente os membros nos seus esforços para modernizar e capacitar as suas administrações aduaneiras nacionais.

    Além do papel fundamental desempenhado pela OMA para estimular o crescimento do comércio internacional legítimo, também combate as actividades fraudulentas. Ao promover o surgimento de um ambiente aduaneiro íntegro, transparente e previsível, a OMA contribui directamente para o bem-estar económico e social dos seus membros.

    Por fim, num meio internacional marcado pela instabilidade e a sempre presente ameaça de actividade terrorista, a missão da OMA é proteger a sociedade e o território nacional, e garantir e facilitar o comércio internacional.